top of page

Rina Kent: Polêmica com Personagens negros e Indicação livros de romance de autores negros


mulher preta lendo um livro na biblioteca

Se você está no Tiktok deve ter visto nos últimos dias a polêmica envolvendo a autora de dark romance Rina Kent. Nesse post, vou explicar a polêmica e indicar 6 livros de romance escritos por pessoas pretas.


Aviso: essa não é uma postagem destinada a dar hate a autora. Vou apenas explicar a polêmica que surgiu no Booktok (especialmente com criadores de conteúdos estadunidenses).


 

Polêmica envolvendo a Rina Kent


O que gerou a controvérsia no BookTok gringo nos últimos dias foi a resposta da autora para uma fã que perguntou se Rina Kent pretendia escrever personagens pretos como protagonistas. Autora respondeu que não se sente capaz de escrever personagens pretos, pois não é uma mulher preta e prefere não escrever personagens pretos justamente para não desrespeitar pessoas pretas. A resposta da Rina Kent gerou uma série de vídeos acusando a autora de ser racista. Veja a baixo transcrição e tradução da resposta da autora e tire suas próprias conclusões.


Print da conversa da Rina Kent com a Fã

Fã: Olá, sou uma nova fã e adoro seus livros. Só queria saber se você algum dia escreveria personagens principais negros, femininos ou masculinos. Obrigada.


Rina Kent: bem-vinda a bordo! Como não sou negra, não consigo escrever sobre pessoas negras como personagens principais. Não tenho a experiência social de pessoas negras e, portanto, não consigo

representá-las com precisão, então, por respeito! Não escreva sobre pessoas negras como personagens principais.






 

Minha opinião


Não escrever livros com protagonistas pretos não torna alguém automaticamente racista. Se a autora não se sente capaz de escrever um personagem com uma experiência de vida diferente da dela, é melhor que não o faça em vez de escrever um livro cheio de estereótipos. É claro que a autora pode ser uma pessoa problemática, mas não dá para fazer acusações graves somente com a resposta a cima. Conhecemos pouco da Rina Kent na vida real e não dá para concluir que a autora é racista somente com o que foi dito.


É muito importante que os livros tenham representatividade, mas escrever um grupo pertencente a uma minoria de forma superficial e desrespeitosa não é representatividade, é apenas tokenismo.


Tokenismo é a inclusão superficial de personagens de minorias para dar a aparência de diversidade, sem que haja uma verdadeira representação ou desenvolvimento desses personagens. É uma forma de diversidade falsa que mascara a falta de inclusão genuína e a perpetuação de estereótipos.


 

Rick Riordan: outra forma de lidar com a mesma situação


Um autor que recebeu esteve na mesma situação da Rina Kent e soube administrar muito bem a situação foi o Rick Riordan (autor de Percy Jackson). Rick escreve livros que abordam a mitologia grega e quando questionado se pretendia escrever sobre outras mitologias (ex: mitologia chinesa, lendas nativo americanas e outras), o autor respondeu que não conseguiria escrever os livros no tempo que os leitores demandam, já que seria necessário muita pesquisa para tratar o assunto de forma respeitosa, e que muitas histórias que os leitores pediam para ele contar não eram dele para escrever, mas de pessoas que realmente possuem local de fala sobre essas culturas.


Rick Riordan porém não falou apenas que não iria escrever sobre outras culturas, ele trouxe uma alternativa para contribuir com a diversidade. Rick criou o selo Rick Riordan Presents para publicar novos autores de livros juvenis que abordem a cultura de outros países e de comunidades sub representadas com o objetivo de promover a diversidade. O autor de Percy Jackson faz uma curadoria dos livros que serão publicados e promove os livros e autores publicados pelo selo por meio de suas redes sociais e eventos que participa.


 

Livros de Romance escrito por Pessoas Pretas


É sempre muito legal ver livros que trazem representatividade, mas procure também consumir e apoiar autores negros que muitas vezes enfrentam inúmeras dificuldades para publicar seus livros e não tem tanto destaque quanto autores brancos. Por isso decidi trazer algumas indicações de livros de romance de autores pretos.


Kennedy Ryan


Kennedy Ryan é uma autora estadunidense de romance que muitos livros publicados no Brasil. Foi difícil escolher apenas um livro da autora para indicar já que até hoje eu nunca li um livro dela que eu não gostei. Todos os livros da série Hoops são muito bons, mas o meu preferido é o terceiro livro. Dito isso, vou indicar o terceiro livro mas vale muito a pena ler a série toda e os outros livros da autora.



Livro: Hook Shot da autora Kennedy Ryan. A capa do livro é uma foto de um homem negro vestindo uma camiseta preta e o nome do livro escrito na cor roxa e o nome da autora em uma fonte menor abaixo do título.
Disponível no Kindle Unlimited

Sinopse: Um romance profundamente emocional situado nos mundos do basquete profissional e da alta costura.


Divorciado. Pai solteiro. Trocado para um time perdedor. Chifrado, traído, exposto. Minha vida perfeita explodiu na minha cara e eu ainda estou catando os cacos. A última coisa que eu preciso é dela. Uma flor selvagem. Uma tempestade. Uma mulher que eu não consigo resistir.


Lotus DuPree é um chute no meu estômago e problema para os meus planos desde o momento em que nossos olhos se encontraram.


Eu prometi a mim mesmo que não confiaria novamente em uma mulher, mas eu nunca quis ninguém do jeito que a quero. Ela não é o plano que eu fiz, mas é o risco que eu preciso correr.


Um guerreiro. Um jogador. Aquele que eles chamam de Gladiador. Kenan Ross invadiu a minha vida com um cheiro delicioso, uma aparência ainda melhor e roubando o meu folego desde o momento em que nos conhecemos. A última coisa que eu preciso é dele. Eu estou trabalhando em mim mesma. Encarando minha dor e enfrentando meus demônios. Eu vi o que confiar em um homem pode fazer com você.


Eu não tenho tempo para isso. Mas ele continua vindo atrás de mim. Derrubando as minhas defesas e roubando as minhas desculpas uma por uma. Ele nunca desiste, e agora... eu não tenho certeza se quero que ele desista.


 

Tia Williams


Tia Williams é uma autora de romance com livros voltados para o público infanto juvenil e romance para adultos. O livro A Escolha Perfeita foi adaptado pela Netflix e tem a atriz Gabrielle Union dando vida a protagonista. O livro que vou indicar foi escolhido para ser a leitura do mês de junho de 2021 do clube do livro da Reese Witherspoon.


Sete Dias em Junho - Tia Williams


Livro: Sete dias em junho - Tia Williams. Na capa do livro aparece um homem preto e uma preta se abraçando.
Disponível no Kindle Unlimited

Sinopse: Eva Mercy é mãe solo, escritora best-seller de livros eróticos e se sente muito pressionada por todos os lados. Shane Hall é um romancista recluso, enigmático e premiado que, para surpresa geral, aparece em Nova York.


Quando Shane e Eva se encontram em um evento literário de forma inesperada, faíscas surgem, mexendo não apenas com os traumas enterrados dos dois, mas também com as opiniões dos literatos negros. O que ninguém sabe é que quinze anos antes, os adolescentes Eva e Shane passaram uma semana louca e tórrida, completamente apaixonados. Eles podem fingir que não se conhecem, mas não podem negar a química que existe — nem o fato de que seus livros foram escritos um para o outro ao longo dos anos.


Nos sete dias seguintes, em meio a um verão quente no Brooklyn, Eva e Shane se reconectam, mas Eva não consegue confiar no homem que um dia partira seu coração e o quer fora da cidade para que a vida dela possa voltar ao normal. Antes que Shane desapareça, Eva precisa de algumas respostas...


Com suas observações aguçadas da vida criativa nos Estados Unidos, bem como as alegrias e complicações de ser mãe e filha, Sete dias em junho é uma história hilária, romântica e sexy sobre como dois escritores podem ter uma segunda chance no amor.


 

Alyssa Cole


Para os fãs de romance históricos temos: Alyssa Cole. Alyssa escreve romances históricos, romances contemporâneos, ficção cientifica e thrillers. Como já indiquei 2 romances contemporâneos, vou indicar um romance histórico. Se você gosta de romances contemporâneos vale a pena conferir "Teoricamente princesa" e se você lê thrillers leia "Quando ninguém está olhando".


Uma união extraordinária – Alyssa Cole


Livro: Uma união extraordinária da autora Alyssa Cole

Sinopse: Neste romance histórico durante a Guerra Civil dos Estados Unidos, uma corajosa dupla de espiões irá mergulhar de cabeça na missão mais perigosa de suas vidas: lutar contra ignorância, mentiras e ameaças para criar um mundo melhor e quebrar as correntes do passado ― enquanto lidam com uma paixão avassaladora.


A Guerra da Secessão está em seus momentos iniciais no país. A União, formada pelos estados do Norte e liderada pelo presidente Lincoln, é a favor da abolição da escravatura. A Confederação, composta por estados do Sul, busca se separar dos Estados Unidos a fim de manter o sistema escravocrata.


Elle Burns é uma ex-escravizada que vive em relativa paz com sua família no Norte. Mas ela também tem uma determinação de ferro e uma memória fotográfica, então, quando a guerra eclode, ela se torna uma agente da Liga da Lealdade, sabendo que pode ajudar a Causa.


Malcolm McCall é um dos melhores detetives do Serviço Secreto de Pinkerton: já frustrou tentativas de assassinato ao presidente e se embrenhou em grupos rebeldes. Agora, está em Richmond se passando por um soldado do Sul, e precisa se aproximar de um senador confederado e sua família em busca de informações ― justamente a casa em que Elle está infiltrada como escravizada.


Dois agentes secretos que compartilham uma causa em comum ― e uma atração inegável ―, Elle e Malcolm se unem para expor um plano que poderia mudar a guerra em favor da Confederação. Presos numa rede de intrigas, e tentando resistir a uma paixão proibida, os dois estão dispostos a arriscar tudo para preservar a União.


 

Beverly Jenkins


Seguindo as indicações de romances históricos temos: Beverly Jenkins. Beverly Jenkins é uma autora premiadíssima e que á uma referência quando o assunto é inclusão na literatura e no mercado editorial. A autora também escreveu romances contemporâneos, mas vou indicar um romance histórico que é o subgênero que ela ficou mais conhecida.


Ventos de mudança (Mulheres Pioneiras Livro 1) - Beverly Jenkins


Livro: Ventos da Mudança - Beverly Jenkins
Disponível no Kindle Unlimited

Sinopse: O primeiro volume da série Mulheres Pioneiras acompanha a trajetória de uma professora preta vivendo no Sul dos Estados Unidos durante o período caótico que se segue à Guerra Civil.


A missão de Valinda Lacy na agitada e quente Nova Orleans é ajudar a comunidade de ex-escravizados a sobreviver e florescer através do estudo. Só que em pouco tempo ela descobre que, ali, a liberdade também pode ser sinônimo de perigo.


Quando bandidos supremacistas destroem a escola que ela montou e tentam atacá-la, Valinda corre para salvar sua vida e vai parar nos braços do heroico capitão Drake LeVeq.


Arquiteto nascido em uma família tradicional de Nova Orleans, Drake tem um profundo interesse pessoal na reconstrução da cidade. Criado por mulheres fortes, ele logo é conquistado pela determinação de Valinda. E não consegue parar de admirá-la – nem de desejá-la.


E quando o pai de Val exige que ela volte para casa, em outro estado, para se casar com um homem que ela não ama, seu espírito indomável atrairá Drake para uma disputa irresistível.


 

Jasmine Guillory


Jasmine Guillroy é uma autora de romances contemporâneos. Reese Whiterspoon e a Oprah já declaram ser fãs da autora. Seu livro The Proposal foi um dos livros escolhidos por Reese para seu clube do livro. O livro que vou indicar é perfeito para os fãs da trope Fake Dating.


Aliança de casamento - Jasmine Guillory


Livro: aliança de casamento da autora Jasmine Guillory

Sinopse: Concordar em ir a um casamento com um cara que ela mal conhece é algo que Alexa Monroe normalmente não faria. Mas há algo em Drew Nichols que torna o convite impossível de resistir.


Na véspera da festa de casamento de sua ex-namorada, Drew está sem uma acompanhante. Até que uma queda de energia o deixa preso no elevador com a candidata perfeita para se passar por sua namorada.


Alexa e Drew acabam se divertindo mais do que previam, mas Drew precisa voltar para Los Angeles, onde trabalha como cirurgião pediátrico, e Alexa precisam voltar para Berkeley, onde é a chefe de gabinete do prefeito. Mas eles não conseguem parar de pensar um no outro... Será que a química eletrizante entre eles sobreviverá à distância?


Compre: Amazon | Mercado Livre | Shopee

 

Kristina Forest


Kristina Forest é uma autora de romances e livros para o público jovem (Young Adult). No Brasil, foram publicados apenas Um favorzinho do vizinho e O Complô de Casamento, mas acredito que The Love Lyric deve ser publicado aqui também.


Um favorzinho do vizinho - Kristina Forest


Livro: Um favorzinho do Vizinho da autora Kristina Forest. A capa do livro é uma ilustração de um homem negro e uma mulher negra na escada de um prédio, o homem está alcançando um livro para a mulher.

Sinopse: E se você se apaixonasse pelo seu autor favorito, mesmo sem nunca ter visto o rosto dele? E se — ainda sem saber sua identidade — ele se tornasse seu vizinho? Um favorzinho do vizinho é uma história envolvente e divertida sobre autoconfiança e se permitir ser amado.


Lily Greene acredita ter muitos motivos para se sentir fracassada: detesta seu trabalho, nunca consegue o emprego dos sonhos e vai a encontros com caras insuportáveis. Desanimada, Lily envia um e-mail para seu autor de fantasia favorito, N. R. Strickland, sem esperança de ser notada... até que ele responde. Da troca de e-mails nasce uma conexão íntima, porém, sem nenhuma explicação, Strickland simplesmente deixa de responder.


Com o coração partido por alguém que nunca viu, Lily decide mudar o rumo de sua vida. Para começar, ela precisa de um acompanhante para o casamento de uma de suas irmãs. E tem certeza de que a pessoa perfeita para ajudá-la na missão é Nick Brown, o vizinho gato, simpático e ótimo conselheiro — e por quem ela sente uma atração inegável. Contudo, após conversar com a tímida vizinha, Nick percebe que os dois já se conheceram antes, porque ele... bom, ele é N. R. Strickland.


Dividido entre a atração que sente pela vizinha e o impulso de se afastar, Nick aceita ajudá-la. Mas esse favorzinho do vizinho pode ser o mais complicado de todos — sobretudo porque Nick não consegue tirar Lily da cabeça.


Lily e Nick vão descobrir que o amor pode estar mais perto do que imaginam. Mas serão capazes de deixar as inseguranças de lado?



コメント


Quem lê um livro vive mil vidas, quem não lê vive só uma. 

George R. R. Maritn 

  • Acompanhe a Mundos em Letras em outras plataformas!

©2024 por Mundos em Letras . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page