top of page

Resenha: Quarta Asa, de Rebecca Yarros. O livro vencedor do Prêmio Goodreads vale o hype?

Atualizado: 2 de ago.



Livro Quarta Asa, de Rebecca Yarros

Sinopse:Violet Sorrengail, uma jovem de vinte anos, estava destinada a entrar na Divisão dos Escribas, levando uma vida relativamente tranquila entre os livros e as aulas de História. No entanto, a general comandante das forças de Navarre – também conhecida como sua mãe –, durona como as garras de um dragão, ordena que Violet se junte às centenas de candidatos que buscam se tornar a elite de seu país: cavaleiros de dragões.


O problema é que, quando você é menor que todos os demais candidatos e certamente mais frágil que eles, a morte está a apenas uma batida de coração de distância... Porque os dragões não se unem a humanos “frágeis”. Eles os reduzem a cinzas.


Todos no Instituto Militar Basgiath têm um objetivo. Com menos dragões disponíveis que cadetes, a maioria estaria disposta a matar Violet para aumentar suas próprias chances de sucesso. O restante a mataria apenas por ser filha de quem é – e um bom exemplo disso parece ser Xaden Riorson, o líder de esquadrão mais poderoso e implacável na Divisão dos Cavaleiros. Entre amigos, inimigos e amantes, Violet precisará contar com sua inteligência se quiser sobreviver. Mas as proteções do reino estão falhando e a cada dia que passa a guerra se torna mais mortal. E o pior: Violet começa a suspeitar que a liderança está escondendo um terrível segredo.

 



Se você não passou 2023 em uma caverna, com certeza já ouviu falar alguma coisa sobre Fourth Wing. O livro foi lançado originalmente em 2 de Maio de 2023, irá ser publicado no Brasil em 18 de Março pela Editora Planeta Minotauro.


Fourth Wing ou Quarta Asa é uma Romantasia da autora Rebecca Yarros. Ele é um dos livros mais hypados do momento e foi vencedor do prêmio Goodreads Choice Award na categoria "Melhor Romantasia de 2023".


 

O que você vai encontrar nesse livro e tropes?


  • Romantasia

  • Mistério

  • Reviravoltas

  • Representatividade: Protagonista com uma doença crônica

  • Escrita muito gostosinha e fluída

  • Dragões

  • Intrigas Políticas

  • Trope: Inimigos para amantes

  • Magia

  • Trope: Found Family

  • Cliffhanger


 



Afinal, é bom?


Sim, esse livro definitivamente vale o hype que têm. A autora consegue equilibrar de forma espetacular o romance sem esquecer da fantasia. Já li muitos livros do gênero que os autores focam tanto no romance e acabam esquecendo de desenvolver a parte da fantasia (contrução de mundo, problemáticas e regras daquele universo...).


Violet é definitivamente minha parte preferida do livro, ela é uma personagem forte e resiliente. Tenho o costume de ler desde criança e por muito tempo eu tive contato com livros que retratavam as personagens femininas em dois polos opostos: ela é forte fisicamente, sabe lutar e não precisa ser salva por ninguém ou ela é a mocinha tonta que está sempre em perigo. Violet não é nenhuma das duas, ela tem um doença crônica, ela não tem força fisica, não está em uma boa forma fisíca e nem sabe lutar, mas é inteligente. Eu amo ver um personagem que consegue resistir e resolver os conflitos que a trama apresenta utilizado o cérebro. Nem sempre Violet irá conseguir fazer aquilo que o Quadrante dos Cavaleiros exige igual aos seus colegas, mas a personagem nos mostra que não existe apenas uma maneira de fazer as coisas e que é possível chegar ao mesmo destino tomando vários caminhos diferentes.


Outra coisa que gostei bastante é que a autora explora o progresso da Violet: no inicio ela não sabe lutar e vai aprendendo com o tempo. Violet sabe de suas limitações e se sua habilidade de luta não é o suficiente para vencer o inimigo, a ela utiliza o que tem de melhor que é a sua inteligência, seja usando de outros artifícios para ajudar na hora da luta ou usando as fraquezas de seu inimigo contra ele.


Xander foi uma das pessoas que mais incentivou a Violet a crescer e melhorar. Diferente de algumas pessoas (cof cof Dain), ele não tentou proteger Violet afastando a do perigo, mas ensinando a ela como se proteger sozinha e ser forte.

Cada dragão tem uma personalidade própria e vemos a construção e o crescimento da relação deles com seus cavaleiros durante o livro.


Se tu tivesse que resumir tudo o que aprendi com o livro em uma frase seria: ser forte não é apenas ter força física. Você pode ser uma pessoa forte sendo resiliente, tendo inteligência emocional, sendo inteligente e estratégico e de muitas outras formas.







2.350 visualizações0 comentário

Quem lê um livro vive mil vidas, quem não lê vive só uma. 

George R. R. Maritn 

  • Acompanhe a Mundos em Letras em outras plataformas!

©2024 por Mundos em Letras . Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page